Nossas Redes Sociais:

História

Written by  Friday, 23 November 2012 14:54

Uma história de lutas e conquistas

Estes são os termos que melhor definem a trajetória do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande desde a sua fundação, em 28 de novembro de 1988.

Nessa época, o prefeito preenchia grande parte dos cargos conforme seus interesses, nomeando e demitindo de acordo com as conveniências políticas do momento, independentemente dos atributos e qualidades dos nomeados para integrar a Administração Municipal. Os servidores tinham um piso salarial de meio salário mínimo e recebiam mais meio em forma de abono. Essa situação precisa ser lembrada, como forma de valorizarmos todas as conquistas que tivemos ao longo desses anos, até chegarmos a ser um dos sindicatos mais bem estruturados da região.

A primeira sede do Sindicato no  2º andar deste prédio, numa sala de 25 m2

Foi um início extremamente difícil, marcado por perseguições, ameaças de transferências e demissões, instrumentos largamente utilizados pelos que detinham o poder, como forma de intimidar a organização dos trabalhadores municipais, na luta por seus direitos. 

Até mesmo um sindicato fajuto, “fantasma”, foi criado para atrapalhar a consolidação de nossa entidade, que se fortalecia a cada dia.

Os obstáculos e as dificuldades, entretanto, serviram de estímulo para a continuidade da luta, levada adiante com as armas legítimas e democráticas que a categoria dispunha: assembléias, manifestações, greves e ações judiciais abriram caminho para que, aos poucos, e com muita persistência e dedicação, nossa entidade fosse se estruturando e ganhando respeito junto às autoridades e aos contribuintes, pelo trabalho sério realizado e por sua contribuição para o desenvolvimento do jovem Município de Praia Grande.

As conquistas foram se sucedendo: plano de saúde, assistência odontológica e jurídica,

A 2ª sede do sindicato instalada em aproximadamente 600 m2 na Vila Mirim

 sede própria, convênios, cesta básica, cursos de informática, capacitação e outros benefícios foram dando aos servidores melhores condições de trabalho, qualidade de vida e, o mais importante, dignidade e respeito.

Hoje, os trabalhadores municipais dispõem de um sindicato totalmente estruturado, apto a oferecer a assistência a todos os seus filiados e familiares, que também somam um número cada vez maior, fortalecendo a representatividade da entidade e as reivindicações da categoria.

A sede atual do sindicato está instalada no Centro Comercial Beatrix Boulevard, ocupando toda a extensão do 9º andar.

Aliás, estamos comemorando mais uma conquista, que é o lançamento deste site do Sindicato. Trata-se de mais um canal de comunicação entre o trabalhador e a entidade, através do qual esperamos estreitar ainda mais as relações com a categoria, já que permite a participação direta, com opiniões, sugestões, críticas e relatos que possam contribuir para o engrandecimento e a valorização do funcionalismo público municipal. Participe! 

Rate this item
(0 votes)
Read 5699 times
Super User

Aliquam erat volutpat. Proin euismod laoreet feugiat. In pharetra nulla ut ipsum sodales non tempus quam condimentum. Duis consequat sollicitudin sapien, sit amet ultricies est elementum ac. Aliquam erat volutpat. Phasellus in mollis augue.

Website: www.youjoomla.com
More in this category: Jornal O Sindical »

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

Most popular

Dia internacional da Mulher
Sindicato PG oferece diversos cursos aos servidores

Inscrições começaram nesta segunda-feira (16) O Sindicato dos Trabalha

Read more
Informe Santa Casa - Pronto Atendimento
Aniversário do Sindicato
Servidores poderão requerer certidão de contagem de tempo de serviço para aposentadoria especial

Atenção servidores! O Sindicato Praia Grande elaborou requerimento, baseado

Read more
You are here:   HomeO SindicatoHistória